ProEx discute ações para a recuperação das comunidades da região do Rio Doce
A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) realiza nesta quinta-feira, dia 3, às 14 horas, um encontro para discutir com a comunidade acadêmica, propostas e encaminhamentos para ações concretas que envolvam a recuperação, tanto econômica quanto social e cultural, das comunidades da região da Bacia do Rio Doce, de Mariana a Regência, atingida pela tragédia do rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração.
A pró-reitora Angélica Espinosa ressaltou que, por meio de programas e projetos de extensão, a Ufes amplia a sua atuação nas áreas atingidas pela lama no Espírito Santo. “Desde dezembro de 2015 três grupos de trabalho, envolvendo 70 pessoas, atuam com pesquisas nessas áreas. A presença da Instituição agora será, também, por meio de ações econômicas, sociais e culturais com as comunidades capixabas atingidas pela tragédia”, explicou. A discussão envolve um acordo insterinstitucional entre as pró-reitorias de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Ufes.
“Segundo a pró-reitora, pessoas da comunidade acadêmica interessadas na construção de projetos para atendimento a essa população estão convidadas a comparecer à reunião, que será realizada no auditório da ProEx, no campus de Goiabeiras.
Texto: Letícia Nassar
Foto: Leonardo Merçon - Instituto Últimos Refúgios
Edição: Thereza Marinho