Ufes participa de Mostra de Documentário sobre Rio Doce

Publicado em 25 de Novembro de 2016

A reportagem da TV Ufes “Universidade e sociedade se mobilizam pela tragédia ambiental em Mariana”, e o documentário “Últimos dias em Regência”, dos grupos de pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento no Espírito Santo (Geppedes) e em Cultura, Audiovisual e Tecnologia (CAT) da Ufes, foram selecionados para exibição durante primeira edição do DOC Regência – Mostra de Documentários sobre o Rio Doce, que está sendo realizado em Regência Augusta e Povoação – foz do Rio Doce, no litoral do município de Linhares.

A reportagem produzida pela TV Ufes, de autoria da jornalista Ana Paula Vieira e do estudante Rodrigo Schereder, retrata as primeiras iniciativas da Universidade diante do rompimento das barragens da mineradora Samarco, no município de Mariana. A matéria mostra a primeira reunião de um grupo de pesquisadores, professores e técnicos-administrativos da instituição, que posteriormente se articulou na Rede Ufes – Rio Doce, com o objetivo de ser um espaço permanente de intercâmbio de estudos, discussões e ações que visem a reparação e a compensação aos estragos sociais, ambientais, culturais e econômicos provocados pelo rompimento das barragens. A jornalista Camila Fregona representará a TV Ufes durante a exibição, que será realizada nesta sexta-feira, 25, às 17 horas, e participará de um debate na sequência.

Reflexos

Para a produção do documentário “Últimos dias em Regência”, pesquisadores da Universidade foram até a vila de Regência registrar as impressões da comunidade sobre os reflexos do desastre na região. O trabalho foi exibido na última segunda-feira, 21, e contou com a presença da professora Daniela Zanetti, do CAT, do pesquisador João Paulo Lyrio Izoton, do Geppedes, e da cinegrafista da TV Ufes Ana Oggioni (responsável pela produção de imagens e edição), além de outros pesquisadores do Geppedes. Eles aproveitaram para colher novos depoimentos na comunidade a fim de realizar um novo documentário.

A mostra vai até este sábado, 26, e é uma realização do projeto Tamar, da Interferências Filmes e Projetos e da Associação dos Moradores de Regência (Amor) em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-ES), o Instituto Últimos Refúgios e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBHRD).  O objetivo é promover a reflexão sobre o Rio Doce a partir dos registros audiovisuais produzidos em diferentes momentos de sua história. A data escolhida para a abertura do encontro – 21 de novembro – marcou exatos 365 dias da chegada da lama de rejeitos de minério à foz do Rio Doce, após a queda das barragens da mineradora Samarco, no município de Mariana.

As produções foram exibidas no Canal Universitário de Vitória – Canal 13 da NET – e também estão disponíveis no canal da TV Ufes no youtube:

Universidade e sociedade se mobilizam pela tragédia ambiental em Mariana

Últimos dias em Regência

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.